• Ana Luisa Mizoguchi

Saiba se sua ansiedade se tornou um problema

Atualizado: 26 de Ago de 2020


Quando vivenciamos situações estressoras, a emoção que nos ajuda a nos preparar, que nos impulsiona para realizar projetos, prosperar e a nos proteger é justamente a ansiedade. Portanto, ela é natural do ser humano e ela deve existir! O problema é o seu excesso, podendo se tornar um Transtorno Mental, causando sintomas físicos e mentais que atrapalham o dia a dia de diversas formas. Sendo eles:


· Sintomas emocionais: constante tensão ou nervosismo, tristeza, irritabilidade, sensação de que algo ruim vai acontecer, medo constante.


· Sintomas fisiológicos: coração acelerado, dor ou aperto no peito, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia, tremores, sensação de fraqueza, boca seca, diarreia, náusea;


· Sintomas comportamentais: impulsividade, agressividade, fala acelerada, agitação dos braços e pernas;


· Sintomas cognitivos: dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas em comparação com a realidade, descontrole sobre os pensamentos.


Em alguns casos, os sintomas físicos são tão intensos que podem ser confundidos com doenças como infarto e outros eventos cardiovasculares, o que leva muitas pessoas a serem hospitalizadas durante os picos da crise de ansiedade.


Sentiu que sua ansiedade está produzindo algum tipo de desprazer ou sofrimento? Procure ajuda especializada; psiquiatra e psicólogo. O psiquiatra irá pesquisar se não há causas físicas por trás de seu problema de ansiedade, poderá receitar medicações (se for necessário) para tratar dos seus sintomas e das causas orgânicas. Enquanto o psicólogo irá trabalhar com possíveis traumas, aspectos de personalidade, funcionamento dos seus pensamentos, ajudar a decifrar sentimentos, emoções.


Além disso, preste atenção no seu estilo de vida; má qualidade de alimentação, sedentarismo, abuso de substâncias psicoativas, má gestão de tempo, qualidade ruim do sono, são fatores que interferem negativamente no seu estado mental.


#ANSIEDADENÃOÉFRESCURA #OBSERVEASIMESMO #ATENÇÃOEMOCIONAL



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo