top of page
  • Foto do escritorAna Luisa Mizoguchi

Saiba se sua ansiedade se tornou um problema

Atualizado: 26 de ago. de 2020


Quando vivenciamos situações estressoras, a emoção que nos ajuda a nos preparar, que nos impulsiona para realizar projetos, prosperar e a nos proteger é justamente a ansiedade. Portanto, ela é natural do ser humano e ela deve existir! O problema é o seu excesso, podendo se tornar um Transtorno Mental, causando sintomas físicos e mentais que atrapalham o dia a dia de diversas formas. Sendo eles:


· Sintomas emocionais: constante tensão ou nervosismo, tristeza, irritabilidade, sensação de que algo ruim vai acontecer, medo constante.


· Sintomas fisiológicos: coração acelerado, dor ou aperto no peito, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia, tremores, sensação de fraqueza, boca seca, diarreia, náusea;


· Sintomas comportamentais: impulsividade, agressividade, fala acelerada, agitação dos braços e pernas;


· Sintomas cognitivos: dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas em comparação com a realidade, descontrole sobre os pensamentos.


Em alguns casos, os sintomas físicos são tão intensos que podem ser confundidos com doenças como infarto e outros eventos cardiovasculares, o que leva muitas pessoas a serem hospitalizadas durante os picos da crise de ansiedade.


Sentiu que sua ansiedade está produzindo algum tipo de desprazer ou sofrimento? Procure ajuda especializada; psiquiatra e psicólogo. O psiquiatra irá pesquisar se não há causas físicas por trás de seu problema de ansiedade, poderá receitar medicações (se for necessário) para tratar dos seus sintomas e das causas orgânicas. Enquanto o psicólogo irá trabalhar com possíveis traumas, aspectos de personalidade, funcionamento dos seus pensamentos, ajudar a decifrar sentimentos, emoções.


Além disso, preste atenção no seu estilo de vida; má qualidade de alimentação, sedentarismo, abuso de substâncias psicoativas, má gestão de tempo, qualidade ruim do sono, são fatores que interferem negativamente no seu estado mental.




35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page