Psicoterapia: Dúvidas Gerais

Muitas pessoas acabam procurando psicoterapia por encaminhamento de outros profissionais, como um médico, e/ou por indicação (e muitas vezes, insistência) de algum amigo ou familiar. Porém, não sabem exatamente o que é uma psicoterapia, como ela funciona e o que pode se esperar desse processo.

Psicoterapia é o termo utilizado para tratamento dos problemas psíquicos através do uso de técnicas psicológicas, é realizado por um psicólogo e se utiliza como ferramenta de trabalho, a fala. A psicologia é composta por várias teorias e técnicas, cada profissional escolhe qual será sua abordagem teórica e atua conforme a linha de pensamento do qual se identificou e estuda. A atuação do psicólogo é regido pelo Código de Ética Profissional que deve ser respeitado independentemente da forma de trabalho do terapeuta.

Existem diversas linhas psicológicas, as mais conhecidas são: Psicanálise, TCC, Análise do Comportamento, Humanista, Fenomenologia, Psicologia Analítica etc. Para responder as perguntas abaixo, vou usar como base o trabalho que eu desenvolvo, o meu estilo de atender e tendo como base teórica a teoria psicológica que eu sigo, que é a Psicanálise Lacaniana.