Cuidar de sua saúde mental é fundamental para ter uma boa qualidade de vida, portanto fiz uma lista de 10 dicas para você colocar em prática:
1 – Cuide de sua alimentação
A qualidade de sua alimentação interfere não só na sua saúde física como também na sua saúde mental. Estudos científicos demonstram que a qualidade da alimentação interfere tanto na prevenção como também no tratamento de transtornos mentais.
Ela sozinha não previne e nem trata, entretanto, é uma parte super importante! A qualidade dos alimentos que ingerimos interfere no nosso humor e energia e está frequentemente envolvida em gatilhos ou sintomas relacionados à transtorno mental.
2 – Pratique atividade física
Como na alimentação, a prática de exercícios físicos também atua na prevenção e no tratamento dos transtornos mentais. Isso se dá pela grande influencia da prática de exercícios ao sistema límbico (relacionado a funções cognitivas e emocionais) e ao sistema neuroendócrino (relacionado a produção de hormônios). Além disso, oferece oportunidade de envolvimento social, elevação da autoestima e aprimoramento das funções cognitivas trazendo como consequência qualidade de vida.
Atenção: compulsão por exercícios físicos NÃO ajuda ninguém, pelo contrário!
Atenção 2: escolha a atividade física mais prazerosa para você, isso ajudará na adesão e manutenção da regularidade, lembrando que aqui não estamos com a ideia de “corpo sarado” mas sim, de saúde.
3 – Priorize o sono
Qualidade do sono e saúde mental andam de mãos dadas; os problemas podem alterar o sono, e a falta ou excesso dele pode piorar a saúde mental.
Faça uma boa higiene do sono e priorize ele na sua rotina.
4 – Boa gestão do tempo
Você está correndo PARA alguma coisa ou DE alguma coisa? Primeiro reflita sobre isso.
O tempo, a falta dele, acaba sendo o “vilão” quando não conseguimos nos organizar. Aprenda a gerir sua rotina.
5 – Reserve um tempo para o lazer
Descanso é fundamental para podermos dar conta de nossas responsabilidades e tarefas cotidianas. Sem ele, não recuperamos nossa energia, atenção e foco. Lazer é subjetivo; para alguns é viajar, sair com amigos, para outros é ficar em casa assistindo séries e filmes. O importante é ter um tempo para relaxar a sua mente.
6 - Tenha momentos dedicados às pessoas queridas, é importante conviver com amigos e familiares
Ser humano é um ser social, portanto é muito importante nutrirmos de troca de afeto.
O que faz com que a vida fique colorida é exatamente essa nutrição.
7 – Cuide de sua espiritualidade
Cuidar da Espiritualidade para alguns é através da religião. Porém, não vamos confundir espiritualidade com religiosidade, são definições diferentes!
Espiritualidade é algo transcendental, que não se vê ou compreende pela racionalidade. É o sentido da vida para aquela pessoa para além do físico e psíquico.
8 – Não faça abuso de drogas lícitas e ilícitas
Uso abusivo de substâncias psicoativas aumentam consideravelmente o risco de desenvolver transtorno mental. Elas influenciam nos seus neurotransmissores e degeneram o cérebro.
9 – Tenha um uso cuidadoso das redes sociais
De acordo com uma pesquisa realizada pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, e do Movimento de Saúde Jovem, o compartilhamento excessivo de fotos no Instagram influencia negativamente a autoimagem, prejudica o sono e aumento o medo de não estar vivendo tudo o que a vida tem para oferecer.
Cuidado para não ficar preso num mundo virtual, desconecte-se.
10 – Conheça a si mesmo
Autoconhecimento é justamente o que vai fazer você ter autocuidado, autoestima e é o que permite que você faça uma boa avaliação de si mesmo relacionado aos itens acima e muito mais.
O que pode te ajudar a se conhecer? Psicoterapia.
コメント