top of page
  • Foto do escritorAna Luisa Mizoguchi

10 dicas para manutenção e/ou para melhorar sua saúde mental

Atualizado: 26 de ago. de 2020



Cuidar de sua saúde mental é fundamental para ter uma boa qualidade de vida, portanto fiz uma lista de 10 dicas para você colocar em prática:

1 – Cuide de sua alimentação

A qualidade de sua alimentação interfere não só na sua saúde física como também na sua saúde mental. Estudos científicos demonstram que a qualidade da alimentação interfere tanto na prevenção como também no tratamento de transtornos mentais.

Ela sozinha não previne e nem trata, entretanto, é uma parte super importante! A qualidade dos alimentos que ingerimos interfere no nosso humor e energia e está frequentemente envolvida em gatilhos ou sintomas relacionados à transtorno mental.

2 – Pratique atividade física

Como na alimentação, a prática de exercícios físicos também atua na prevenção e no tratamento dos transtornos mentais. Isso se dá pela grande influencia da prática de exercícios ao sistema límbico (relacionado a funções cognitivas e emocionais) e ao sistema neuroendócrino (relacionado a produção de hormônios). Além disso, oferece oportunidade de envolvimento social, elevação da autoestima e aprimoramento das funções cognitivas trazendo como consequência qualidade de vida.

Atenção: compulsão por exercícios físicos NÃO ajuda ninguém, pelo contrário!

Atenção 2: escolha a atividade física mais prazerosa para você, isso ajudará na adesão e manutenção da regularidade, lembrando que aqui não estamos com a ideia de “corpo sarado” mas sim, de saúde.

3 – Priorize o sono

Qualidade do sono e saúde mental andam de mãos dadas; os problemas podem alterar o sono, e a falta ou excesso dele pode piorar a saúde mental.

Faça uma boa higiene do sono e priorize ele na sua rotina.

4 – Boa gestão do tempo

Você está correndo PARA alguma coisa ou DE alguma coisa? Primeiro reflita sobre isso.

O tempo, a falta dele, acaba sendo o “vilão” quando não conseguimos nos organizar. Aprenda a gerir sua rotina.

5 – Reserve um tempo para o lazer

Descanso é fundamental para podermos dar conta de nossas responsabilidades e tarefas cotidianas. Sem ele, não recuperamos nossa energia, atenção e foco. Lazer é subjetivo; para alguns é viajar, sair com amigos, para outros é ficar em casa assistindo séries e filmes. O importante é ter um tempo para relaxar a sua mente.

6 - Tenha momentos dedicados às pessoas queridas, é importante conviver com amigos e familiares

Ser humano é um ser social, portanto é muito importante nutrirmos de troca de afeto.

O que faz com que a vida fique colorida é exatamente essa nutrição.

7 – Cuide de sua espiritualidade

Cuidar da Espiritualidade para alguns é através da religião. Porém, não vamos confundir espiritualidade com religiosidade, são definições diferentes!

Espiritualidade é algo transcendental, que não se vê ou compreende pela racionalidade. É o sentido da vida para aquela pessoa para além do físico e psíquico.

8 – Não faça abuso de drogas lícitas e ilícitas

Uso abusivo de substâncias psicoativas aumentam consideravelmente o risco de desenvolver transtorno mental. Elas influenciam nos seus neurotransmissores e degeneram o cérebro.

9 – Tenha um uso cuidadoso das redes sociais

De acordo com uma pesquisa realizada pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, e do Movimento de Saúde Jovem, o compartilhamento excessivo de fotos no Instagram influencia negativamente a autoimagem, prejudica o sono e aumento o medo de não estar vivendo tudo o que a vida tem para oferecer.

Cuidado para não ficar preso num mundo virtual, desconecte-se.

10 – Conheça a si mesmo

Autoconhecimento é justamente o que vai fazer você ter autocuidado, autoestima e é o que permite que você faça uma boa avaliação de si mesmo relacionado aos itens acima e muito mais.

O que pode te ajudar a se conhecer? Psicoterapia.




170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page